domingo, 18 de janeiro de 2009

Dicas para trabalhar com a EVA (esponja)

EVA - Edil Vinil Acetato
É um dos produtos mais utilizados atualmente dentro do artesanato. Adapta-se a várias situações e tem uma gama variada de cores. É apresentado em diversas espessuras e é cortado com facilidade. Para pequenos trabalhos pode ser cortado com x-acto e tesoura. Em escala industrial necessita-se de facas de corte e prensa manual ou automática.

Para riscar:
Utilize um lápis de ponta fina ou agulha sem ponta (Tapestry 13), passando-o bem de leve. Pode-se fazer um molde em cartolina ou EVA. Para sua limpeza utilize detergente neutro para lavar louças.

Para cortar:
Utilize preferencialmente o x-acto e régua ou molde como guia. Cuidado para não se cortar. Para pequenos pedaços e lados curvos utilize uma tesoura comum ou com curva. Ao cortar com x-acto deve-se passá-lo com firmeza. Por baixo do EVA deve-se colocar uma placa propria para o corte ou outro objeto duro para não estragar a mesa. Para acertar alguma imperfeição nos cortes utilize um pedaço de lixa, passando-a somente na aresta (quina) com muito cuidado.

Para colar existem duas opções:
Cola a quente: basta passar a cola entre as partes a serem coladas. O problema é que soltam fios e queima-se a mão com facilidade. Para não soltar fios após passar a cola pressione (limpe) a ponta da pistola no EVA antes de retirar.

Cola de contato: Cola indicada para os kits Jarte. Cuidado com o cheiro da cola, preferencialmente trabalhe com máscara. Mantenha longe das crianças.

Dicas para utilização da cola de contato:

Passar a cola de contato, sem exagero, nas duas superfícies a serem coladas;
Esperar secar, até não grudar mais ao toque; Juntar as partes. Depois de juntadas as partes não dá mais para desfazer.
Dicas para utilização da cola de contato para colar pedaços pequenos, por exemplo mosaico:

Colocar a quantia de cola necessária em um pequeno pedaço de EVA(sobra);
Esperar 1 minuto; Utilizando um outro pedacinho de EVA(sobra) passe na superfície a ser colada;
Coloque a peça no lugar e deixe secar um pouco.

Fonte: http://www.papaiurso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário